-
Arquitetos: KiKi ARCHi
- Área: 300 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Eiichi Kano, PRphoto
-
Fabricantes: Gobbetto, TJM日本全屋定制
Descrição enviada pela equipe de projeto. O distrito de Changping fica a 30 km ao norte de Pequim e sua paisagem é completamente diferente da metrópole. KiKi ARCHi completou o projeto de reforma em 15 meses. Recuperando memórias felizes da infância da proprietária no campo, busca-se não o objeto concreto da memória, mas a própria memória.
A montanha espessa e o lago fornecem uma barreira natural ao ruído, o que atrai pessoas ao local. O local original de 1.300㎡ contém um grande pátio e casas de estilo europeu de 200㎡. Essa contradição inspirou a equipe a repensar o espaço. Após análise do local e discussões sobre o projeto, KiKi ARCHi decidiu primeiramente restabelecer a relação entre a casa e o relevo, que inclui múltiplas dimensões, assim como a relação entre 'terreno e edifício', 'aparência arquitetônica e ambiente do entorno', 'função e a experiência de vida'. Assim, a diferença de 8m de altura do terreno foi totalmente aproveitada, e o jardim no nível inferior foi vinculado à casa no nível superior através do gracioso projeto paisagístico, que cria uma rica hierarquia visual e dá o tom de 'liberdade e natureza ' para todo o projeto.
Seguindo a premissa de manter a estrutura arquitetônica original, a decoração da fachada europeia foi completamente despojada, substituída por blocos geométricos simples e tijolos vermelhos rústicos. Sem beirais, revestimentos e beirais de janelas, a casa volta à sua forma original, como se fosse uma criança sincera, mostrando a aparência de simplicidade e honestidade. Na entrada principal a leste, a varanda frontal original está escondida atrás da parede de tijolos vazados, que habilmente integra o conceito de parede de tela e tecnologia de alvenaria para aumentar a privacidade e realizar a função de um spa.
O primeiro andar é concebido para o cotidiano, enquanto o segundo andar é para descanso e privacidade. Com a linguagem minimalista, a intercalação de função, estrutura e material, o espaço interior e torna mais interessante. Madeira, vidro, concreto e outros materiais representam a montanha. Os elementos de tijolo vermelho ecoam o edifício. Para criar um ambiente descontraído, KiKi ARCHi utilizou uma grande área de portas de correr de vidro para vedar as varandas existentes no piso térreo, o que traz muita luz natural, elimina a fronteira entre o interior e o exterior e permite aos usuários desfrutar da natureza. Ao mesmo tempo, os elementos paisagísticos da escada curva no jardim continuam no espaço interior. Quando as portas de vidro são totalmente abertas, a distância entre a sala de jantar, sala de estar, casa de chá e o exterior desaparece, e as pessoas podem ganhar maior mobilidade e tranquilidade no espaço.
O jardim é permeado com uma atmosfera campestre. A floreira na entrada adota a estrutura em espinha de peixe, ecoando a forma do telhado do edifício. A videira torna-se sua pele, assim como uma “instalação de sombra verde”. Através do suporte de flores, um velho caquizeiro fica na frente da porta, que aparentemente mostra uma nova vida interessante. No lado norte da casa, há uma série de terraços curvos para baixo, criando vários playgrounds. A pequena sala de observação e o pavilhão de tijolos no nível inferior, como duas “ilhas flutuantes”, são bons lugares para conversar. Além disso, o caminho de pedra do lado de fora conecta os quintais da frente e dos fundos, o que apresenta um romance oriental.
Há abertura e privacidade no projeto paisagístico. KiKi ARCHi queria usar topografia e vegetação para suavizar as bordas do edifício e adicionar uma sensação selvagem e natural. Para tanto, uma equipe experiente de projeto de paisagismo, WILD - SCAPE, foi convidada a trabalhar em conjunto na perspectiva de análise ambiental, melhoramento do solo, sazonalidade das plantas, custo de manutenção e outros aspectos. Como resultado, não há espaços ou limites distintos no jardim. Miscanthus (capim-zebra) e Pennisetum (outra espécie ornamental de capim) são adequados para o clima do norte, o que cria uma sensação de vastidão. Hosta (popularmente conhecida como funquia) e Astilbe chinensis balançam nos cantos da casa, gauras e hortênsias roxas trazem ornamentos elegantes... Cada parte do pátio é maravilhosa de se observar.
Hoje, uma casa ideal é apresentada completamente com doces lembranças e esperanças, e a casa se torna um espaço multidimensional crescendo no campo. Aqui, todos podem relaxar profundamente ao longo do tempo, como se estivessem no deserto, livres, cheios de respiração, honestos e verdadeiros.